Pular para o conteúdo principal

Marilena Chauí

"O discurso da competência... é aquele que ensina a cada um de nós, enquanto indivíduos privados (e não enquanto sujeitos sociais), como nos relacionarmos com o mundo e com os outros. Esse ensino é feito por especialistas que nos ensinam a viver (...) Isso explica a proliferação de livros de ‘auto-ajuda’, os programas de conselho pelo rádio e pela televisão (...) Esse discurso competente exige que interiorizemos suas regras e valores, se não quisermos ser considerados lixo e detrito. É essa modalidade da competência que aparece na fixação de um modelo de ser humano sempre jovem, saudável e feliz, produzido e difundido pela publicidade e pela moda (...)"
Autora: Marilena Chauí
Fonte: QuiNTa FiLoSóFiCa - Ano X No. 461

Postagens mais visitadas deste blog

Albert Einstein

"A menos que modifiquemos a nossa maneira de pensar, não seremos capazes de resolver os problemas causados pela forma como nos acostumamos a ver o mundo" Autor: Albert Einstein

Etimologia da Palavra Respeito

"Respeito veio do Latim respectus, particípio passado de respicere, "olhar outra vez", de re-, "de novo", mais specere, "olhar". A ideia é de que algo que merece um segundo olhar tem qualidades que levam a uma atitude de consideração e reverência." Fonte: Site Origem da Palavra.

Carlos Drummond de Andrade

Não importa aonde você parou... Em que momento da vida você cansou... O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar". Recomeçar é dar uma chance a si mesmo... É renovar as esperanças na vida e o mais importante...  Acreditar em você de novo.