Pular para o conteúdo principal

J. Krishnamurti - Autoconhecimento

Por isso é importante, como eu disse, compreender o processo, os caminhos de nosso próprio pensar. O autoconhecimento não pode ser conseguido através de ninguém, de nenhum livro, nenhuma confissão, psicologia, ou psicanalista. Ele tem que ser descoberto por você mesmo porque é sua vida; e sem a ampliação e o aprofundamento desse conhecimento do ego, faça o que fizer, altere quaisquer circunstâncias, influências externas ou internas – ele será sempre um solo gerador de desespero, dor, sofrimento. Para ir além das atividades fechadas da mente, você tem que entendê-las; e entendê-las é estar cônscio da ação na relação, relação com coisas, com pessoas, e com ideias. Nessa relação, que é o espelho, começamos a ver a nós mesmos, sem qualquer justificativa ou condenação; e desse mais amplo e mais profundo conhecimento dos caminhos de nossa própria mente, é possível prosseguir adiante; então é possível para a mente estar quieta para receber aquilo que é real.
Autor: J. Krishnamurti 
Fonte: Ojai 4th Public Talk 24th July 1949. 

Postagens mais visitadas deste blog

Etimologia da Palavra Respeito

"Respeito veio do Latim respectus, particípio passado de respicere, "olhar outra vez", de re-, "de novo", mais specere, "olhar". A ideia é de que algo que merece um segundo olhar tem qualidades que levam a uma atitude de consideração e reverência." Fonte: Site Origem da Palavra.

Albert Einstein

"A menos que modifiquemos a nossa maneira de pensar, não seremos capazes de resolver os problemas causados pela forma como nos acostumamos a ver o mundo" Autor: Albert Einstein

Carlos Drummond de Andrade

Não importa aonde você parou... Em que momento da vida você cansou... O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar". Recomeçar é dar uma chance a si mesmo... É renovar as esperanças na vida e o mais importante...  Acreditar em você de novo.