Pular para o conteúdo principal

Significado das palavras - Parte 05

Coerência
Conformidade entre fatos ou idéias. Nexo, conexão.

Coesão
Qualidade de uma coisa em que todas as partes estão ligadas umas às outras. União. Harmonia, associação íntima.

Lógica
Ciência de raciocinar. Coerência.

Razão
O conjunto das faculdades intelectuais. Compreensão, inteligência. Capacidade para
decidir, para formar juízo ou para agir de acordo com um pensamento. Discernimento, juízo, lucidez. Comportamento ou pensamento que se considera justo, legítimo ou correto. Legitimidade. Raciocínio que conduz a outro ou a uma conclusão. Argumento. Aquilo que explica alguma coisa ou que faz com que algo exista ou aconteça. Causa, motivo. Prova, fundamento.


Verdade
Conformidade da idéia com o objeto, do dito com o feito, do discurso com a realidade. Qualidade do que é verdadeiro. Exatidão, realidade. Coisa certa e verdadeira. Manifestação ou expressão do que se pensa ou do que se sente. Autenticidade, boa-fé, sinceridade. Princípio certo. Axioma. Expressão fiel da natureza, de um modelo.

Lembrando que minha fonte de consulta é o dicionário Priberam

Postagens mais visitadas deste blog

Albert Einstein

"A menos que modifiquemos a nossa maneira de pensar, não seremos capazes de resolver os problemas causados pela forma como nos acostumamos a ver o mundo" Autor: Albert Einstein

Etimologia da Palavra Respeito

"Respeito veio do Latim respectus, particípio passado de respicere, "olhar outra vez", de re-, "de novo", mais specere, "olhar". A ideia é de que algo que merece um segundo olhar tem qualidades que levam a uma atitude de consideração e reverência." Fonte: Site Origem da Palavra.

Carlos Drummond de Andrade

Não importa aonde você parou... Em que momento da vida você cansou... O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar". Recomeçar é dar uma chance a si mesmo... É renovar as esperanças na vida e o mais importante...  Acreditar em você de novo.