Que é mesmo minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça? "Lavar as mãos" em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele.
Autor: Paulo Freire
Livro: Pedagogia da Autonomia
Ops...
ResponderExcluirTenho o "Pedagogia da Autonomia" em casa e essa epígrafe me fez tirá-lo hoje da estante...não o li porque logo pensei que fosse específico pra pedagogos!
Na verdade, é muito mais do que isso.... é um livro de orientação humana!
....
À propósito, ainda sobre educação, vou deixar uma que li esses dias :
"Não escrevo para heróis, mas para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas. Educar é ter esperança no futuro mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração."
-Augusto Cury
O pedagogia da autonomia é um livro altamente crítico, político, e, também, pedagógico. Depois de lê-lo virei fã do Paulo Freire.
ResponderExcluirQue bom que tu decidiu lê-lo ... ele é tão complexo que eu passei vários meses lendo com bastante calma ... e ainda vou relê-lo, pois tenho certeza que livros bons como esse sempre te ensinam algo novo sempre que você reler.
A frase do Augusto Cury que tu postou é de que livro? "pais brilhantes professores fascinantes"?
Abração!!!
É verdade...além de ler com calma..ele também é dos que merece releitura...
ResponderExcluirSim Sim..eu li esse trecho no "pais brilhantes professores fascinantes"...logo no prefácio, ainda nao o li, mas ele também tah na fila...
Abraço...Té outro dia! ;)