Examinai tudo. Retende o bem. 1 Tessalonicenses - 5, 21

Paulo Freire

Que é mesmo minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça? "Lavar as mãos" em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele. 
Autor: Paulo Freire
Livro: Pedagogia da Autonomia

3 comentários:

  1. Ops...

    Tenho o "Pedagogia da Autonomia" em casa e essa epígrafe me fez tirá-lo hoje da estante...não o li porque logo pensei que fosse específico pra pedagogos!

    Na verdade, é muito mais do que isso.... é um livro de orientação humana!
    ....

    À propósito, ainda sobre educação, vou deixar uma que li esses dias :

    "Não escrevo para heróis, mas para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas. Educar é ter esperança no futuro mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração."

    -Augusto Cury

    ResponderExcluir
  2. O pedagogia da autonomia é um livro altamente crítico, político, e, também, pedagógico. Depois de lê-lo virei fã do Paulo Freire.
    Que bom que tu decidiu lê-lo ... ele é tão complexo que eu passei vários meses lendo com bastante calma ... e ainda vou relê-lo, pois tenho certeza que livros bons como esse sempre te ensinam algo novo sempre que você reler.

    A frase do Augusto Cury que tu postou é de que livro? "pais brilhantes professores fascinantes"?

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. É verdade...além de ler com calma..ele também é dos que merece releitura...

    Sim Sim..eu li esse trecho no "pais brilhantes professores fascinantes"...logo no prefácio, ainda nao o li, mas ele também tah na fila...

    Abraço...Té outro dia! ;)

    ResponderExcluir