Pular para o conteúdo principal

Orkut

Trate os defeitos dos outros com a mesma consideração que lida com os seus.
Autor: Orkut

Comentários

  1. Eu alimento todos os meus defeitos. Isso seria um problema na sociedade humana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário senhor Ulius!
    Seu blog também é bastante interessante! Parabéns!
    Gostaria de entender seu comentário. Para isso, preciso que o senhor responda alguns questionamentos meus: "Em uma humanidade imperfeita, ou seja, cheia de defeitos, o que seria alimentar todos os teus defeitos? Porque alimentar os teus defeitos seria um problema para o restante da sociedade humana? Não seria apenas um problema para você mesmo?"

    ResponderExcluir
  3. O intuito da organização social é a melhoria das condições de vida. Ter como objetivo uma vida perfeita mesmo que impossivel. As pessoas como células da sociedade devem procurar o aperfeiçoamento, se não a sociedade não progride. O convivio social implica em supressão de atitudes individuais que podem prejudicar sua participação na sociedade. Ao menos que eu vivesse numa ilha com uma bola de basquete chamada wilson, meus defeitos podem arranhar alguma norma social, mesmo que imposta tacitamente.

    ResponderExcluir
  4. "O intuito da organização social é a melhoria das condições de vida."
    ... concordo ...

    "Ter como objetivo uma vida perfeita mesmo que impossivel."
    ... impossível mesmo, pq querer o impossível? Se é impossível é inatingível ... eu penso apenas em dar o meu melhor ... até pq ninguém é perfeito.

    "As pessoas como células da sociedade devem procurar o aperfeiçoamento, se não a sociedade não progride."
    ... devem ... mas não o fazem! ... se o fizessem o mundo era outro.

    "O convivio social implica em supressão de atitudes individuais que podem prejudicar sua participação na sociedade."
    ... o q é realmente bom para o individual ... é realmente bom para o coletivo ... mas qual o seu conceito de realmente bom?

    "Ao menos que eu vivesse numa ilha com uma bola de basquete chamada wilson, meus defeitos podem arranhar alguma norma social, mesmo que imposta tacitamente."
    ... pq seguir as normas sociais? pq não defrontá-las ao invés de apenas aceitá-las? Quem disse q temos q obedecer todas as regras? Q regras realmente merecem não serem "arranhadas"? Quem impos algo tácito? Pq devemos seguir algo implícito? E se a tua interpretação dessa norma implícita for equivocada? Como saber se ela é ou não correta? Consenso, bom senso, ou ciência e filosofia?

    Estou gostando realmente dos comentários!
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  5. "... impossível mesmo, pq querer o impossível? Se é impossível é inatingível..." - sinceramente, duvido muito que não há uma única pessoa que não vise à perfeição, mesmo que impossível. Penso que mesmo que se as pessoas pudessem alcançar a perfeição, elas não evitariam. Bem, existem práticas no budismo para que o adepto possa alcançar o nirvana executando tarefas de cotidiano. Vai entender...

    ResponderExcluir
  6. Certo, o conceito de bom. Tu acha que o belo existe? Tu acha mesmo que o Bom existe? Isso sem cair em conceitos simplistas.
    É inegável que todos buscam a felicidade, certo? Esse é o norte. Parece absurdo que a meta de alguém seja ser triste. As pessoas tomam atitudes visando isso. Mesmo as amorais. As pessoas tomam aitudes sem moral ou ética visando a felicidade, não é? Construtivas e destrutivas, todas as atitudes. Parece que todos t~em um conceito do que é bom pra si, e esse conceito é mutante, mas todos visam uma só coisa. Tu tem um conceito de bem?

    ResponderExcluir
  7. "O convivio social implica em supressão de atitudes individuais que podem prejudicar sua participação na sociedade."
    ... o q é realmente bom para o individual ... é realmente bom para o coletivo ... mas qual o seu conceito de realmente bom?
    Quando eu fiz essa pergunta, eu já sabia q a resposta era ... todo mundo procura a felicidade, mesmo quando faz o mal a ela mesma e aos outros!
    Certo ... agora respondendo a tua pergunta ... qual o meu conceito de bem ... bem ... vejamos ... huuum :/ ... é tão difícil encontrar um conceito para bem, como é difícil encontrar um conceito para Deus, e um conceito para universo, e um conceito para verdade ... e um conceito para um monte de palavras. No meu conceito, bem é tudo aquilo que me aproxima das coisas q o cara, Jesus Cristo, falou! Pronto ... esse é meu conceito de bem ;)
    ... e o seu conceito do q eh realmente bom? ... vc ainda não me falou!
    :P
    Abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As seis leis para a conquista da Auto-responsabilidade

"Se é para criticar (os outros), cale-se. Se é para reclamar, dê sugestão. Se é para buscar culpados, busque solução. Se é para se fazer de vítima, faça-se vencedor. Se é para justificar seus erros, aprenda com eles. Se é para julgar as pessoas, julgue suas atitudes." Autor: Paulo Vieira Livro: Auto-Responsabilidade – A Chave para uma Vida de Realizações e Conquistas

Carlos Drummond de Andrade

Não importa aonde você parou... Em que momento da vida você cansou... O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar". Recomeçar é dar uma chance a si mesmo... É renovar as esperanças na vida e o mais importante...  Acreditar em você de novo.

Augusto Cury

"Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles." Autor: Augusto Cury
Livro: Nunca desista dos seus sonhos